Saturday, August 20, 2011

Parceiros-Leiria: Há fogo na noite escura e tempestuosa





Na zona de comentários da entrada (post) anterior dizia eu que estava de novo a caminho da casa de Soares e Luísa Duarte, nos Parceiros, aqui em Leiria. Uma distância de 4 km, desde a Barreira passando pela zona do "LeiriaShopping". Mais um encontro de amigos a pretexto dum jogo de futebol do Benfica na SportTV.      Ao intervalo fui à varanda para dar uma olhadela até onde a vista alcança, obras por todo o lado, e toda a paisagem florestal e urbana que se consegue ver de Norte a Sul de quase toda a área dos Parceiros.

De repente, fixei a minha vista num ponto, ali perto, para os lados do Alto Vieiro, na zona das obras no IC2, por causa do seu alargamento para A19, do IC9 (Nazaré - Tomar, cruzando-se por túnel por debaixo do IC2/A19? entre a Batalha e Leiria) e do IC36 (que vai ligar a A8/A17 à A1, A19/IC2; vai para aqui uma confusão de obras e mais obras, que Leiria poderá vir a ser mais um Entroncamento que uma cidade, assim antevejo).


Estava no seu início um fogo. Entretanto, falta a luz. Terá sido um curto-circuito? Nota-se uma explosão. O tempo abafado, temperatura na casa dos 33 graus. O vento começa a soprar rijo, cada vez mais forte. Transforma-se num vendaval, qual sarabanda frenética.
Os vasos da varanda começam a cair, as portas a bater com estrondo, cacos e restos de plantas a espalharem-se.
O fogo começa a atingir dimensões preocupantes, o vento a propagá-lo a um ritmo estonteante.
Começa a seguir na direcção da zona urbana de Parceiros, cuja igreja se vê iluminada a preceito, já decorrem as festas anuais. Pela fotografia pode ficar-se com a ideia arrepiante do que poderá vir a acontecer. É que o vento, de Sul/Sudeste, ar quente, continua a soprar com uma força assustadora.

Começam a ouvir-se as sirenes dos carros dos bombeiros.

Tal como se iniciou, a ventania abrandou dum momento para o outro, o que terá ajudado os bombeiros e as populações de toda aquela zona, muito povoada. Segundo informações obtidas pelo telefone, os habitantes da povoação do Brogal/Parceiros, já se estavam a preparar para o pior!

Que rico fim-de-semana de festa!?...
@as-nunes
Posted by Picasa

No comments: