Friday, April 15, 2011

Dentro de ti, ó Leiria: as árvores

 Pormenor das folhas dum Carvalho alvarinho, muito jovem, o Quercus robur
 Folhas de tília, aquela mais verde e vistosa, plantada na esquina do Jardim Luís de Camões, Leiria, com o Largo do Papa e a "estrada da Figueira"... 
Não me canso de a olhar, quase diariamente, já ao longo de muitos anos.
Um pormenor de um dos recantos de maior encantamento de Leiria. Do jardim Luís de Camões, quem olha para aquele conjunto de árvores logo acima da fonte/cascata, que, com o decorrer dos tempos, já nem se percebe muito bem o que é: um lago sem vida, um conjunto de repuxos inactivos, uma fonte em cascata que não o é, uma reminiscência do passado romântico daquele local, o que será? 
O conjunto é das minhas recordações daquela zona de Leiria que mais vezes tenho fotografado. Acompanho, todos estes últimos anos, a evolução daquele local, com muita regularidade. Até dou pela falta de uma faia que deixaram secar, de tantas barbaridades que ali são cometidas aquando da montagem de barracas ao longo do Marachão para várias actividades. As árvores são utilizadas para as mais diversas finalidades, até para pregar ferros, holofotes, contadores de electricidade, etc.
Este conjunto arbóreo é dos mais diversificados e harmoniosos de Leiria:
- dois padreiros, falsos plátanos 
- dois Ácer negundo
- uma tília
- uma faia púrpura
- uma melia azedarach
- um liquidâmbar
- a saudade da outra faia, agora está lá o sítio, não houve a preocupação de lá plantar outra em sua substituição.


Em tempos de FMI em Portugal!...


@as-nunes

No comments: