Friday, October 01, 2010

Vem aí a IV República?


Alguma coisa se deveria fazer quando o sistema político e administrativo da Nação entra em plano inclinado em direcção ao colapso.
Mas, caros amigos e compatriotas.
Como é que vamos levar à prática tantas, tão diversificadas e tão "originais" propostas como as que temos ouvido por aí, a esmo?
Temos que ser realistas. Sabe-se que a sociedade humana funciona de acordo com regras que foi o próprio homem que as engendrou. Que se têm vindo a refinar com o decorrer dos tempos. Que estamos concebidos para lutar pela sobrevivência. Que, nesta sequência, somos egoístas.


Como dar a volta a este círculo vicioso?
No caso concreto dos países que vivem em regimes Democráticos. Quem vai tomar a iniciativa de alterar o sistema vigente em Portugal, por exemplo? Alguém sabe, no estado actual da Nação? A Assembleia da República nos termos precisos e estritos da Constituição?
A mudança radical que, quando confrontados com situações concretas como a que estamos a viver, somos levados (os que são lesados e ficam no limiar ou mesmo em estado de pobreza) a propor, será que alguma Assembleia da República irá levar avante tal iniciativa? Claro que não.


A alternativa seria uma Revolução. Quem é que encabeça e fica a liderar os processos revolucionários? A História já se encarregou de nos mostrar à saciedade em que é que esses PREC acabam. Experiências, teorias novas que não são mais que as mesmas de sempre envoltas em embrulhos ilusoriamente sedutores!...



Muito sinceramente, à medida que a marcha inexorável do tempo vai passando pelas nossas vidas, cada vez vamos ficando mais desiludidos com o animal que somos! Uma besta quadrada!


Resumindo e concluindo.
O que é que cada um de nós deve fazer? Vamos para a rua fazer manifestações contra o "sistema"? Vamos destruir o "sistema" partindo a louça toda?
Ocupamos a Assembleia da República e decretamos uma Nova Constituição? Nós, quem?!...
Vira o disco e toca o mesmo!
-
(texto adaptado de um comentário escrito no "Clube dos Pensadores" no calor da "refrega" dum debate sobre o actual estado da Nação)
Posted by Picasa

No comments: