Saturday, June 19, 2010

JOSÉ SARAMAGO


foto captada do jornal das 8, da TVI, hoje
SARAMAGO
Caim
A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele.


na badana da contra-capa de "Caim"
-
Por esta e por muitas outras José Saramago desentendeu-se irremediavelmente com a Igreja Católica. De qualquer modo a reflexão de Saramago sobre a criação do Mundo por Deus é pertinente. 
Será? 
Para nós, os que foram catequizados para seguirmos a palavra de Deus como um dogma que não pode ser questionado, esta questão é muito delicada. Dois mil anos depois de Jesus as dúvidas sobre a origem e o fim das coisas são cada vez mais complexas. A ciência tem vindo a contrariar inapelavelmente muitos dos dogmas de todas as religiões. É também certo que ainda não conseguimos (nem sabemos se o viremos a conseguir) explicar o Universo, nem sequer a Vida do Homem.
Entretanto, em nome de Deus, o Homem tem cometido, ao longo de todos os tempos, as maiores barbaridades...
Afinal. O Homem é um ser dotado de inteligência e o seu pensamento não se pode proibir. Muito menos - nesta incerteza - julgarmo-nos detentores de toda a verdade e seguidores dos dogmas perfeitos que se sobrepõem aos dos outros, nossos semelhantes, mas educados em ambientes religiosos diferentes.
É por tudo isto que, na dúvida, temos a obrigação de pensar e exprimir livremente o nosso pensamento...
Posted by Picasa

No comments: