Saturday, May 08, 2010

MANUEL ALEGRE, as Presidenciais e os CONTABILISTAS





“Entre mim
e Cavaco o
PS já optou”
-
Alegre desvaloriza a demora
do PS.
Carlos César, líder do PS
Açores, ataca Cavaco:
O tempo não está para contabilistas"

Hoje, na 1ª página do «Expresso»
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não achei nenhuma piada a esta tirada de Carlos César na sessão de apresentação da candidatura de Manuel Alegre às próximas presidenciais.
Percebe-se bem a quem é dirigida esta farpa, mas...nalguma coisa ele tem toda a razão. O tempo é mesmo muito difícil para os ditos Contabilistas, mais formalmente TOCs. Que cada um faça a sua parte e o país poderá melhorar.
É que só os Contabilistas/TOC inscritos na Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas são perto de 80.000. E sem nós quem fazia as contas à nossa vida? Quem trabalhava os números que são usados nestes foguetórios de propaganda? Quem tratava do cumprimento das obrigações declarativas fiscais dos contribuintes, cada vez mais complexas e cuja elaboração requer muitos, variados e especializados conhecimentos? Sabem os snrs. da política que nós não temos nenhum mês do ano em que tenhamos possibilidade de gozar férias, uma semana seguida que seja? 
E se nós desatássemos a dizer que o tempo não está para escritores/poetas? Gostava, snr. César?
---
E já agora, snr. Presidente do Governo Regional dos Açores. Se uma das razões da sua apologia de Manuel Alegre é o facto de ser um grande poeta, seja em verso seja em prosa, não fica sem resposta. Aqui tem um soneto escrito por um "reles contabilista" como o snr. pretende insinuar:


O CONTABILISTA

Faz do POC a sua Cartilha
E do PC a sua ferramenta
Na sua frente papéis em pilha
Mas ele sabe, ele aguenta!

Compensa Débito e Crédito
Ora Passivo e ora Activo
E sobra-lhe ainda o Mérito
De ter mesmo um olho vivo!

O Tempo pouco que lhe sobra
Ainda dá para um Poema
Entre um cliente a quem cobra

E a resolução de um problema
Ser Contabilista é uma Obra
Que abrange vário e vasto tema!

30 de Maio de 2008
-

- Pode-se deixar aqui uma anotação para os que não percebem patavina de Contabilidade. Desde 1 de Janeiro do corrente ano que a nossa cartilha já não é o POC. Agora é o SNC. Conhece estas siglas? Provavelmente não ou se já ouviu falar muito teria que aprender para poder ser um bom Contabilista/Toc.
- As fotos acima reproduzidas não são do autor deste blogue. Retirou-as da internet, nomeadamente do site de Manuel Alegre e do Expresso.
Posted by Picasa

No comments: