Thursday, April 02, 2009

Livro infantil - Dia internacional



Livro Infantil 2009: mensagem dia internacional





(desenho retirado daqui)

Hoje, lembrei-me de escrever algo relacionado com o dia do livro infantil. A rádio matinal chamou-me a atenção para esse facto. Tenho três netos, 13, 10 e 2 anos. Tudo temos feito, eu e a Zaida, para os motivar - nalgumas ocasiões, com a sensação frustrante de se remar contra a maré da actualidade - o mais do que somos capazes, para a leitura de livros. Tendo feito uma passagem por um blogue que me habituei a considerar como uma referência importante no mundo do Ensino em Portugal, aqui me atrevo a sugerir que se leia o post lá transcrito alusivo ao tema.

Entretanto, no livrinho de poesia, "Talvez", ed. de 2008, Folheto Ed.- Leiria, a Zaida deixou escrito este poema, que acho muito sugestivo e apropriado para o momento:



Magia

.

Quando eu nasci, nada sabia.

Quando eu nasci, nada podia.

.

Tu, Mãe,

Ensinaste-me a a sorrir

A falar, a amar.

.

Tu, Mãe,

Ensinaste-me a andar

A correr, a saltar.

.

Tu, Mãe,

Ensinaste-me a ler

A escrever, a cantar.

.

Então, um dia, eu li um livro

E descobri que também podia voar...




Zaida Paiva Nunes



No comments: