Thursday, January 22, 2009

JOÃO LOBO ANTUNES em LEIRIA

De tão obcecado que tenho andado no aproveitamento dos tempos meio-livres de que vou dispondo na minha vida profissional, só muito recentemente é que comecei a reparar na obra literária de João Lobo Antunes. Tenho-me concentrado nas obras, algumas algo controversas, pelo estilo e pela falta de preparação académica da maior parte dos Portugueses, de seu irmão, também médico, António Lobo Antunes.
A oportunidade deste post tem essencialmente a ver com o facto de que João Lobo Antunes vem, no próximo Sábado, a Leiria (livraria Arquivo) apresentar o seu livro “O Eco Silencioso”.
Confesso que ainda não o li, mas estou curioso e interessado em começar a ler o que me for possível, deste, tal como o irmão ALA, Prémio Pessoa, que lhe foi atribuído em 2006.
Esta apresentação estará a cargo da conhecidíssima ex-professora de mais de, provavelmente, meia população de Leiria, ao longo de várias décadas de ensino desde os velhos tempos do Liceu Nacional de Leiria, Helena Carvalhão.
O livro O ECO SILENCIOSO reúne textos escritos, em larga maioria, nos últimos três anos.

-

João Lobo Antunes (n. 4 de Junho de 1944), é um neurocirurgião português e irmão do escritor António Lobo Antunes. O seu pai, neurologista, colaborou de perto com Egas Moniz, personalidade que o influenciou desde novo. O seu tio-avô é considerado o pai da Neurocirurgia portuguesa, tendo tido como mestre Victor Horsley, um dos pais da Neurocirurgia moderna. (in Wikipédia).

No comments: