Thursday, December 20, 2007

Ceres - planeta, asteróide?

A sonda Dawn, que transporta o nome do Abrupto num chip, continua o seu caminho para Vesta e Ceres. Ainda falta muito mas lá chegará. ( aqui )
(imagem Wikipédia)
Há dias o meu neto, enquanto viajávamos de casa para a escola, falou-me duma estrela, a que ficava mais perto do Sol. Que se chamava Ceres, disse o professor (segundo aquilo que o Guilherme julgou ouvir, penso eu). Fiquei intrigado, até porque nunca tinha fixado a minha atenção em tal corpo celeste. Como pouco percebo de Astronomia, lembrei-me de indagar do que há de interessante a este respeito. E fiquei um pouco confuso. As explicações que os cientistas deram durante muito,revelaram-se bastante contraditórias e, impressão minha, muito pouco fiáveis. Consultado o site da Nasa fiquei a saber que anda uma sonda (ver imagem acima) em viagem e que vai tentar passar perto deste asteróide, depois de explorar o Vesta.
Será que se vai confirmar que o Ceres é mesmo um asteróide, na concepção conhecida pelo Homem ou teremos de lhe atribuir alguma classificação especial? O Ceres que se vê no mapa (segunda imagem de cima para baixo) encontra-se mesmo aqui "pertinho" da Terra e a sua órbita localiza-se entre Mercúrio, Júpiter e Terra.
O que se pretenderá com o facto de a sonda Dawn levar um chip com o nome do "Abrupto", ainda que um blogue de grande referência, nacional e até internacional?

Posted by Picasa

10 comments:

arte por um canudo said...

MUITAS COISAS FICAM POR ENTENDER E O QUE SE DIZ AGORA AMANHÃ PODE SER QUE JÁ NÃO SEJA.MAS OUTRAS SÃO MESMO PARA NÃO ENTENDER COMO ESSA DO ABRUPTO IR NUM CHIP DA SONDA DAWN. POSSO DIZER QUE É CONCORRÊNCIA DESLEAL COM OS NOSSOS BLOGUES.BEM...FELIZ NATAL.

as-nunes said...

Mas não tenhamos dúvidas, ó Agostinho.
Concorrência desleal, sim senhor. E depois vem o Pacheco Pereira cantar de galo a dizer que o Blogue dele é que é o maior, é o Benfica dos tempos do Bella Gutman e companhia e coisa e tal. E nós outros temos que nos calar por falta de argumentos? Nã senhor.
Porque é que a sonda não leva o nome de outros blogues, por exemplo o disperso do "dispersamente"?! Dá vontade de ironizar, hem? É pá, é NATAL, não te chateies, que eu queria ver também, se passava esta quadra sem me chatear muito.
B O M N A T A L a todos, até aos seres vivos que possam existir em Vestia e Ceres, quem sabe?
Este que se subscreve
António - Terra

zé lérias said...

Os cientistas erram algumas vezes, mas essa de baptizarem o chip com o nome do blogue do JPP trás água no bico. Será que é por ele ser amigo do tipo que nunca se engana e raramente tem dúvidas?

Aproveito para te desejar
um Natal Feliz e que o Ano-Novo seja portador só de BOAS-NOVAS, para ti e toda a tua família! :)

Bichodeconta said...

Já tenho saudades do tempo em que , em noites especiais , ia até ao cais de Alhandra e via estrelas e cometas, andrómeda, cassiopeia, e tantas outras.. Tenho saudades.. obrigada por trazer aqui um tema tão interessante e que deixa sempre muito em aberto...Um abraço, ell

Pedro Nuno Teixeira Santos said...

António,

Obrigado pelo comentário que deixou na "Sombra...".

Agradeço e retribuo os votos de Boas Festas e de um Ano Novo com muita felicidade.

Um abraço

guilherme roesler said...

ASN,

Expresso aqui meu desejo de feliz ano de 2008, que seja repleto de realizações pessoais.

Guilherme Roesler

guilherme roesler said...

ASN,

Expresso aqui meu desejo de feliz ano de 2008, que seja repleto de realizações pessoais.

Guilherme Roesler

Tozé Franco said...

Caro António:
Com Ceres ou sem Ceres, abruptamente ou nem por isso, passo para lhe desejar um Santo Natal, na companhia dos seus.
Desejo a todos, tudo de bom que possam imaginar.
Um abraço

olho_azul said...

A Astronomia tem destas coisas - veja-se Plutão que ao fim de 30 anos foi "despromovido" a planeta anão...
Aproveito para desejar um SAnto e Feliz Natal repleto de amor, saúde e alegria!

Flor said...

Natal de paz, Ano Novo repleto de novidades e alegrias, quem sabe?
Desejos são sempre desejos e se fecharmos os nossos olhos podemos vislumbrar as realizações, ao lado dos entes queridos: filhos e filhas, netos e netas, Zaida, gatimanhos e tudo o mais!
Beijo no coração