Saturday, November 10, 2007

Loureiro e poetas em Leiria

Na área ajardinada exterior à Escola Básica 1 em Leiria, na Rua Dr. António da Costa Santos(*) (Ao Largo da Rainha Sta. Isabel), brilhante poeta Leiriense, nascido em 6-6-1856 e falecido a 23-2-1896, encontram-se plantados estes dois espécimes de loureiro, devidamente identificados com placas colocadas aquando do cinquentenário da fundação do Ateneu Desportivo de Leiria, uma das Agremiações desportivas, recreativas e culturais de maior gabarito desta cidade.
Coincidências: o meu padrinho de crisma (religião católica) chama-se (presumo que ainda será vivo) António da Costa Santos. O de Leiria, nasceu numa casa desta rua e na respectiva fachada encontra-se uma inscrição alusiva; a EB1 está a ser frequentada por um dos meus netos e já o foi por outro; em tempos, anos 80, fui membro da Direcção do Ateneu Desportivo de Leiria.
Como se vê, temos aqui um belíssimo exemplo de como se poderiam identificar publicamente as árvores que ornamentam e avivam os nossos espaços públicos. Seria assim tão complicado?!
- Laurus nobilis L. é o vulgar Loureiro ou Louro. Árvore ou arbusto até 20 metros. É uma espécie nativa da região mediterrânica mas encontra-se naturalizado em vários outros locais nomeadamente da Europa. O loureiro, do qual eram feitas as grinaldas dos poetas nos tempos clássicos, é utilizado actualmente como condimento, quase obrigatório.
- Prunus laurocerasus L de nome vernáculo louro-cerejo ou loureiro-real. É originário desde o Sudoeste da Europa até ao Sudoeste asiático, daí dizer-se também que é o Loureiro da Índia. Muito utilizado como ornamental em parques e jardins. Arbusto perenifólio de até 8 m. (Guia de Campo - livro 09 - edição LPN de 2007).
(*) Será oportuno e de interesse referir duas curiosidades a respeito desta rua: 1) Aqui esteve instalada uma Estalagem, a chamada "Estalagem Velha", em cuja porta ainda lá se encontram cravados e bem à vista, duas argolas em ferro onde os utentes prendiam os cavalos e os burros em que se faziam deslocar; 2) na casa de nº 43 desta rua, mesmo defronte dos loureiros que originaram todo este enredo, está colocada uma placa toponímica em ferro esmaltado a azul, com a inscrição "Rua Dr. ANTÓNIO da COSTA SANTOS".
Posted by Picasa

3 comments:

Vieira Calado said...

Também me dedico a estas coisas.
No colectivo lagospt fiz uma postagem aos géneros de figos!
Um abraço

Eddy Nelson said...

Como eu admiro esta árvore, na paisagem, na comida, nas cozinhas, dentro dos recipientes das leguminosas, etc..


Um abraço raiano

al cardoso said...

Deparamo-nos com muitas coincidencias interessantes, essa do seu padrinho e esse poeta Leiriense tambem o e.
Interessantes esses blogues que recomendou, onde ja andei a dar uma volta!

Um abraco de amizade e bom fim de semana.