Friday, November 16, 2007

Acácio de Paiva e o Largo da Sé

Assim se vai desfigurando, dia após dia, o Centro Histórico de Leiria.
Já começa a ser de mais.
Parece que, por razões um tanto obscuras, a pretexto de que um outro prédio do Largo da Sé, que também confronta com o início da Rua Barão de Viamonte (Rua Direita), está a ameaçar ruir, o Departamento de Trânsito da Câmara deliberou fazer umas alterações de trânsito. Vai daí não encontraram melhor sítio para colocar uma placa de sinalização do que a tapar a fachada da casa de Leiria mais fotografada pelos turistas que visitam esta cidade. Já agora será de se relembrar que a esta casa estão ligadas fuguras como Eça de Queirós (trata-se da botica do Carlos do romance "O Crime do Padre Amaro") , os azulejos são "viúva Lamego" e nela nasceu o lídimo poeta Leiriense Acácio de Paiva, que tanto e tão bem cantou Leiria, as suas gentes e os seus lugares.
Repare-se que a placa comemorativa alusiva a Acácio de Paiva, está parcialmente tapada, como se se tratasse muito simplesmente duma pedra que ali está para completar o pilar mestre do edifício.
E mais. Por incrível que pareça, o folheto que foi distribuído pela cidade, refere-se à Rua por trás deste edifício como sendo a Rua António Paiva, quando devia ter sido escrito ACÁCIO de PAIVA.
Uma desgraça completa!...
-
(À atenção de quem tem a obrigação de gerir as coisas da cidade mas também de preservar a sua memória: haja mais respeito pela memória dos que nos antecederam e que deram o seu melhor por Leiria!...). Leia-se o soneto de Acácio de Paiva, "Soneto sobre Leiria" (aqui). Admite-se a barbaridade que é taparem-lhe a placa em que se loureia o poeta Leiriense?
Posted by Picasa

5 comments:

as-nunes said...

Em jeito de defesa e reposição dos louros atribuídos a Acácio de Paiva, hoje mesmo, no encontro de poesia na sede do "Grupo Recreativo Rancho Rosas do Lena" no lugar de Rebolaria, Batalha, vou dizer este soneto, com a gana de que for capaz...
ps: Acácio de Paiva é tio-avô da Zaida.

bernard said...

A mim também não me parece que a placa esteja bem à frente dos azulejos. Porque a não puseram ao lado é que eu não percebo.Também podia ser que quem a pôs não soubesse ler, sei lá.
E o meu avô diz que eu tenho razão.
Um beijo para si e saúde para os seus netos e bom fim de semana

as-nunes said...

Obrigado Bérnard pela tua simpatia e solidariedade.
Parece que as pessoas só pensam no dia a dia, no presente.
Devem andar muito distraídas. Deve ser isso!...
Esquecem-se que o Presente deve ser o trampolim do Futuro. E que maiores preocupações nós devemos ter que não seja viver o presente ouvindo e reflectindo o Passado para melhor projectarmos o Futuro para os nossos filhos, netos, enfim, para as gerações que hão-de continuar a vida. A das nossas comunidades também.
Que sejas muito feliz. Este fim-de-semana só estarei com os meus netos, Domingo ao fim do dia, assim espero.
António

al cardoso said...

Infelizmente falta de sensibilidade e muito comuns neste tempo e em muitas pessoas que deviam te-la!

Um abraco deste amigo que foi promovido a "sumidade"!

ncm said...

Os "brilhantes" autores de tão "correcta" colocação de placa devem ser os mesmos que autorizaram isto: http://faiscas.blogspot.com