Thursday, August 16, 2007

Recantos de Leiria

O Rio Lis à nossa direita. À esquerda o Jardim Luís de Camões "requalificado". Quedemo-nos na contemplação deste recanto do Marachão, uma longa alameda lateral ao Lis. O olhar alonga-se na direcção Norte/NW. São 3 horas da tarde, meados de Agosto deste ano sem estações do ano: primavera/outono/primavera/inverno/outono/primavera/verãozito...
As árvores. Estou a aprender a conhecê-las. Quero passar a chamá-las pelos seus próprios nomes. Não é tarefa fácil. Aliás, os serviços de espaços verdes da Câmara também em nada ajudam quem passa...e olha à sua volta...quando olha.
Vejamos: sem me socorrer das minhas notas: da esquerda para a direira: plátano bastardo (padreiro); liquidambar (em primeiro plano a começar a assumir a bela cor vermelha das suas folhas de fins de Verão); faia (pouco se vê da sua copa); uma melia azedarach com os seus ramos cheios de frutos característicos a espreitarem a objectiva.
Ultimamente dou comigo a observar o desenvolvimento destas e doutras árvores de Leiria, ao longo do ano.
Um espectáculo esplendoroso, visto assim na sequência das imagens do ano inteiro!

3 comments:

C. said...

Antes de mais, agradeço a visita.
Confesso que nos 22 anos vividos em Leiria, a tendência foi sempre a de reparar mais na mentalidade das pessoas ao invés de apreciar a cidade em si. O seu olhar é bastante positivo porque traz a si os tesouros mais simples, contudo os mais importantes. Cheguei ao seu blog através do meu irmão (Cabeças Sujas) que tem um amor incondicional a esta cidade. Jinhos Carla

Ana Ramon said...

Olá! Também ando a aprender os nomes das árvores e sei quanto é difícil. Fiquei muito invejosa por ver identificadas essas de leiria. Conheço o plátano sem saber se é bastardo ou não e conheço o liquidambar porque o tenho no meu jardim. Conheço mais umas, mas muito poucas. A ver se me afinco mais neste estudo :))
Beijinhos

Tozé Franco said...

Sabia que era a partir de um tipo de plátanos que os índis obtinham um líquido adocicado com o qual adoçavam o que queriam, fazim uma espécie de geleia, açúcar, etc.
Vale bem a pena comer uma torrada com o referido líquido, o Mapple Sirup ou xarope de acer.
Um abraço.