Thursday, June 28, 2007

Magnólia grandiflora - Cortes - Leiria



A localidade das Cortes tem uma história muito rica e entrelaçada com factos e personalidades de alto relevo, não só na vida de Leiria, mas também de repercussão nacional (Afonso Lopes Vieira, João Soares (pai de Mário Soares), Casa-Museu do mesmo nome e outros).Nesta oportunidade estou a cingir-me às árvores típicas desta localidade, monumentais, bem se pode dizer. Aquela que agora se mostra é uma magnólia grandiflora com as suas belas e alvas flores tão características. Esta árvore encontra-se no mesmo pátio da pimenteira bastarda do post anterior.
-
"O gosto pela floricultura tem-se desenvolvido muito; mas para progredir, é necessário saber o verdadeiro nome das plantas. A colocação das etiquetas nas plantas dos jardins públicos são lições práticas de botânica e o melhor método para vulgarizar os seus nomes.» (Jornal de Horticultura Prática, Vol. XIII, Abril 1882, p. 79)". Refª recolhida do dias-com-arvores
Estas lições práticas são sempre actuais. Não nos podemos esquecer que muitos de nós não temos os conhecimentos básicos de botânica para poder identificar sem ajuda, uma planta vulgar, muito menos plantas e árvores exóticas colocadas em jardins e outras zonas públicas. O problema é que, por mais que se insista, parece que é uma operação complicadíssima colocar estas placas. Porque será? Não há botânicos disponíveis? Não há dinheiro?
Claro que esta observação é extensiva a variadíssimos jardins da zona de Leiria. Por exemplo: Jardim Luís de Camões (cidade); Jardim do Solar do Visconde da Barreira (uma preciosidade parece que escondida); as variadíssimas árvores plantadas nos passeios e separadores das ruas e avenidas de Leiria e tantos outros casos.
Posted by Picasa

3 comments:

asn said...

TRANSCRIÇÂO DOS COMENTÁRIOS JÁ INSERTOS NO POST NA VERSÃO ANTERIOR. COMO SE DEVEM TER APERCEBIDO NÃO SE VIAM AS FOTOS.
COISA DO BLOGGER/GOOGLE! Tamanho das fotos?
-
3 Comentários
Fechar esta janela Ir para o formulário de comentários
Jofre Alves disse...
Caro António: afastei-me do mundo dos blogues, por causa dum insulto que sofri dum individuo que tem o ego maior que o Mundo.

Como na Páscoa não visitei o blogue dessa pessoa, teve o desplante de deixar vários comentários negativos, queixas e lamúrias, até na minha caixa de correio.

Como não alimento vaidades, resolvi fazer uma cura sabática e retirar-me.

Eis o motivo da minha ausência. Não é nada consigo, mas agora, aos poucos creio que vou voltar, mas somente para visitar meia dúzia de amigos. Um abraço.

Quarta-feira, 27 Junho, 2007
------------------------------

al cardoso disse...
Um artigo excelente mas com o defeito de nao nos deixar ver as fotografias, havera algum problemita no "blog"?

Quanto a falta de tecnicos e sempre o mesmo problema da falta de dinheiro, ou de vontades, pois muitas vezes ha verbas gastas em coisas desnecessarias!

Quinta-feira, 28 Junho, 2007

---------------------------

avelana disse...
ULTIMAMENTE TENHO ASSISTIDO POR TUDO O QUE É SITIO A CORTES E CORTES E MAIS CORTES - DE ÁRVORES, DE ARBUSTOS , DE LIMPEZAS AGRESSIVAS DE JARDINS E QUINTAIS ...

FICO HORRORIZADA !!!

Quinta-feira, 28 Junho, 2007

al cardoso said...

Que maravilha de flores!!!

Um abraco ate breve espero.

Flor said...

Lindas as flores de magnólia...
Passando para te ler, sempre, com intenso prazer, e para agradecer os parabéns no meu canto... beijinhos a ti e a zaida