Saturday, February 03, 2007

Naquele tempo...





Hoje é Domingo, dia 4 de Fevereiro de 2007. Estou a dias de completar 6 décadas de vida…
Apeteceu-me deixar aqui, agora, neste meu “dispersamente”, uma nota pessoal…
-
Setembro de 1968 - juramento de bandeira - Mafra - Tínhamos acabado a recruta COM na EPI. Nunca mais soube de nenhum destes meus camaradas de armas! Deste pelotão do Curso de Oficiais Milicianos (COM) de julho/Setembro de 1968 só eu segui para a Administração Militar. Os restantes foram todos para atiradores de infantaria e operações especiais. E se eu até nem tinha cunhas, não fiz ronha nas provas físicas, andava sempre nos primeiros lugares em corrida, treino militar em geral e nas restantes provas. Talvez porque tinha acabado o meu curso de contabilista e administração no ex-ICP. Mesmo assim fui mobilizado para Moçambique* onde lá estive de 1969 a 1971.
.
Desculpem lá, porque diabo é que, tanto tempo depois, me ponho para aqui a falar destas coisas?!...
.
.
Penso que não será preciso escrever mais palavras. Só uma referência à data: Agosto de 1968.



.

.

.
.
O meu cunhado, o Zé Paiva, vê-me, hoje – há umas semanas atrás, que foi quando produziu o trabalho - como mostra na caricatura abaixo.
Não sei porquê mas vejo esta caricatura, de esguelha. Todavia, como todos os que me conhecem concordam com o Zé, tenho que me render à evidência. Mais me parece assim um personagem do séc. XIX ou mesmo da era de Neandertal.
Vejam só o efeito de 40 anos na vida dum sujeito!...

*
África
Moçambique
está a progredir no combate à pobreza.
Fundo Monetário Internacional defende mais reformas para estimular economia.

6 comments:

Isadora Lis said...

António,
parabéns pelo seu aniversário. Pena que não estou aí em Portugal para lhe dar um presente. Mesmo assim parabéns.

Beijos para vc e para avó Zaida,
Isadora.

asn said...

Olá querida Isadora
Muito obrigado pelas tuas doces e simpáticas palavras!
Um beijinho também para ti.
Cumprimentos aos teus pais.
António

maria said...

:)
Parabéns!! E mais Parabéns!
...
Agosto de 68 é um mês importante para mim! A 4 nasci! ;)

Gostava de ter um cunhado que me desenhasse assim! Tem piada, tem ar curioso, direi mesmo, um ar "matreirito", assim, de alguém com um sentido de humor especial!! :)

Quanto ao tema... pois é... ainda que muitos anos passem, há acontecimentos da vida que marcam de tal modo que nada os faz deixar para trás por mais que os dias e anos corram e nos afastem do que foi. (digo eu, que tenho Pai que esteve em Moçambique nessa data, precisamente!)

Chanesco said...

Caro António

Se o meu amigo incorporasse o pelotão com a cara que tem aqui em baixo, nem Administração Militar nem nada. Passava era logo à peluda.

Abraço e boa semana.

PS: Daqui a dias espero aqui ouvir estalar o champanhe.

Flor said...

Antonio, linda música do Sinatra no teu blog! Dá gosto mais ainda aqui chegar! Acho que ele exagerou no queixo um tantinho e nariz, pois não?

Mas é gostoso que alguem nos desenhe.

Sinto saudades de meus companheiros de escola primaria, ginasio e colegial, e faculdade...
De gente que trabalhou comigo por tempos, enfim, estas postagens saudosas e pessoais são gostosas de ler. Todos temos saudades de alguns tempos idos...


Fica bem! Que dia aniversarias?

Se for hoje, Parabéns!!!

Kalinka said...

Pois é António, esteve lá de 1969 a 1971 ( 2 anos apenas) e diz que adora Moçambique...agora imagine o meu sentimento que nasci lá em 1955, por isso quando lá esteve eu já tinha os meus 14 anos.

Vim para a Europa - Portugal em 1976 - Dezembro, final do ano...foram quase 22 anos na minha terra.
As saudades daquele tempo são mais que muitas.
Beijo.