Saturday, February 24, 2007

Dentro de ti, ó Leiria!

Vista panorâmica sobre Leiria, o seu castelo empoleirado num morro, conjunto ex-libris deste Concelho. Pode vislumbrar-se, do lado direito, o monumental Estádio Dr. Magalhães Pessoa, construído por alturas e a pretexto do "Euro 2004" de futebol, desde então sempre às moscas, que é do bairrismo dos Leirienses?! O seu custo atingiu somas astronómicas, que estamos e estaremos, por muitos anos, a pagar com juros. Cá nos irá sair dos bolsos...enquanto lá tivermos uns trocados!
O ponto de partida deste olhar é o mesmo do da foto a seguir.
É verdade! Ainda se podem apreciar cenas campestres como esta, dentro da zona urbana de Leiria!
Por quanto tempo mais se conseguirá preservar este ambiente?
Esta vista panorâmica foi tirada em 20 de Fevereiro próximo passado. Ângulo: imagine-se imediatamente ao lado do IC2 - estrangulado, atrofiado, em movimento automóvel incessantemente infernal - Rua da Fonte do Rito, freguesia de Marrazes, a olhar no sentido Norte/Sul. A urbanização visível é a da Quinta do Bispo. Lá vivi, de 1980 a 1992...
E lá cresceram os meus filhos, a Inês e o Bruno, eu e a Zaida a vê-los fazerem as malas e irem para Coimbra. Hoje, ela é mãe da Mafalda e do Guilherme, professora de História da Arte, ele vai ser pai da Carolina, já para o mês que vem (ena, é já daqui a dias!...) e é Engenheiro de Informática e formador.
Eu meti-me, de alma e coração, no Radioamadorismo, campeão de cartões de QSL e de Diplomas de concursos internacionais via rádio...
O meu vizinho do 3º andar é que não gostava nada da brincadeira, sempre com resmunguices, que me cortava o cabo de transmissão, que deitava abaixo as antenas lá em cima do prédio, que até ia construir uma moradia por via dos "incómodos". Que incómodos?! Acabei por ser eu a sair antes, para uma moradia na Barreira. Ainda cá tenho um estendal de antenas em cima do telhado, que só visto! Aliás já as mostrei aqui num post, acho eu!...Só a paciência e compreensão da Zaida é que me afoitaram àquele empreendimento! Bons velhos anos 80!...

5 comments:

david santos said...

Olá!
Belo, belo e belo
Obrigado

asn said...

Oi david santos!
Obrigado por esta visita. Creio que não terás apanhado a totalidade do post, de qualquer modo, as vistas são lindas de morrer, sem dúvida!
Tirando a questão do carcanhol que nos anda a sair dos bolsos!...
Tenho tentado deixar comentários no teu blogue mas até me encolho face à quantidade astronómica e de qualidade dos comentadores do teu blogue.
Simplesmente impressionante!
Um abração
António

al cardoso said...

Lindas vistas da sua cidade, adorei os cavalos, sao animais lindissimos!

Gabo-lhe o gosto e a pacienca da sua senhora.

Um abraco algodrense.

Tozé Franco said...

Bonitas fotos.
Gostei particularmente do título: Dentro de ti ao Leiria...
Vive uma moira encantada
Não sabes é minha amada
E tem por nome Maria.
Assim reza um dos "fados" (canções) de Coimbra que mais gosto.
Um abraço e boa semana.

Paulo Sempre said...

Leiria, D. Dinis, o lavrador. O Pinhal. É tudo o que sei de Leiria, pouco, é certo.
Abraço
Paulo