Friday, January 05, 2007

Um bilião de novas árvores em 2007. Pelo menos!

(Vêem-se pinheiros a nascer...atrás, árvores já bem crescidas. A terra, que se nota mexida recentemente. Do lado de cá foi construído um cemitério, há dois/três anos o que obrigou ao abate de algumas árvores. Em contrapartida, como resultado da necessária movimentação de terras, aí estão novas árvores, com condições para viverem por longos anos. Assim o Homem as ajude na sua função, preservando-as. Estamos na freguesia da Barreira - Leiria).
-
A Floresta e a Vida

As florestas proporcionam não somente protecção ambiental, mas também significativas fontes de rendimento e meio de subsistência a mais de um bilião de pessoas, que delas dependem em todo o mundo.
As árvores são a fonte de uma enorme variedade de produtos (madeira, fruta, medicinais, bebidas, alimentos) e são fundamentais para o controlo do anidrido carbónico na atmosfera, dão-nos sombra tão útil e agradável em dias de canícula, embelezam a paisagem, controlam a erosão dos solos, fertilizam a terra.
Sem as árvores a vida humana seria insustentável.
As florestas também desempenham um papel importante na cultura e nas actividades espirituais e recreativas de muitas sociedades. Em alguns casos elas são o sustentáculo e determinam a sobrevivência de culturas tradicionais indígenas.
As florestas e árvores são simbolicamente importantes para a maior parte das principais religiões do mundo. As árvores simbolizam a continuidade histórica, elas fazem a ligação entre a terra e os céus e, para muitas tradições, elas são a casa quer dos espíritos bons quer dos maus e ainda das almas dos nossos ancestrais.
As florestas também desempenham um papel importantíssimo nas sociedades modernas. Elas são incontestáveis e poderosíssimos símbolos universais, a expressão física da vida, crescimento e vigor para os seres vivos, particularmente os nossos semelhantes habitantes das zonas urbanas, rurais e das próprias florestas. Produtos medicinais retirados das árvores ajudam na cura de doenças e no incremento da fertilidade.
As árvores são plantadas quer como o berço duma criança quer em locais representativos do fim da vida física; os cemitérios.

(Tradução livre do artigo "Trees and Humanity" do site da
UNEP-United Nations Environment Programme.)
No âmbito da maior campanha mundial de fomento da plantação de árvores, que tem em vista a plantação de, pelo menos, um bilião de árvores, durante o ano de 2007.
É feito o convite expresso às pessoas individuais, comunidades, comércio e indústria, organizações não governamentais e às próprias instituições governamentais para colocarem nos seus sites na Internet o logotipo desta campanha como forma de divulgar e ampliar este apelo.

15 comments:

Tozé Franco said...

Estou a contar fazer a minha parte, pois vou plantar pelo menos dez árvores no terreno que tenho atrás da cassa.
Um abraço.

Ana Sofia said...

Muito bem!!!!
Assim farei, com os meios que tenho ao meu alcance... Já o tenho feito, na escola, com os meus meninos... Lá vamos nós, para a mata, plantar pinheirinhos, para podermos respirar por mais algum tempo.
De qualquer forma, um muito obrigada pela lembrança e pela campanha.
Um beijo muito grande para todos, com saudades.

Ana Sofia Brandão
Praia de Pedrogão

Zé Lérias said...

Pois é: Confesso que não vou ser, por estes dias,um bom exemplo para o meio ambiente.

Apesar da plantação de pinheiros se destinar, quase exclusivamente, para dela se tirarem rendimentos, custa sempre "matar" o que a Natureza criou.
A Brisa expropriou-me (com idemnização, embora) um pequeno pinhal a onde terei que cortar asarvores. Pequenas, ainda por cima.
Prometo,plantar outras no meu quintal, mas serão bem menos do que as que cortei fora de tempo.

ASN said...

Tozé
Penso que esta campanha deveria ser levada muito a sério por todos nós. Os que puderem plantem árvores. Eu já dei o meu contributo plantando, ora deixa cá ver...2 palmeiras, um tamarinheiro, 3 macieiras, 2 limoeiros, 2 ameixieiras, 1 loureiro (aliás, 3 entrelaçados, o tronco está um espectáculo, 12 anos volvidos), 1 cerejeira, 1 pinheiro manso (deve ter nascido no início deste século), 1 romãzeira, 1 tangerineira, 1 laranjeira, 1 figueira, 1 diospireiro, 1 salgueiro, 1 marroquineiro, 2 cameleiras (1 singela, a outra dobrada)...fora as iúcas (uma com 3,5m de altura), 1 anona, 1 limpa-garrafas, aquela roseira que já tem um tronco com 30 cm de diâmetro máximo...que a transformámos numa arvoreta...
Ando a ver se arranjo espaço para mais uma árvore, o que não vai ser tarefa fácil, por falta de espaço.
Um abraço amigo

Kalinka said...

Depois da azáfama dos presentes de Natal, da caminhada desenfreada e decrescente para o Ano Novo, chega, sereno e mansinho o dia de Reis.
Chega mansinho e já quase despercebido, como há 2000 anos no tempo em que três homens, vêm ao encontro do Rei dos reis, do Deus feito Homem.

Um óptimo ano para ti e para os que te são queridos.

Abraços sempre.

Nota:vou-te enviar um mail pessoal, espero que me respondas.

Kalinka said...

António
eu não tenho quintal nem jardim, por isso torna-se complicado plantar uma árvore.
Sim, a campanha deveria ser levada muito a sério por todos nós.
Tu bem o escreves:
Os que puderem plantem árvores.
Eu não posso!
Realmente tu já deste o teu contributo plantando muitas árvores por mim e outros que não possam como eu.

Da minha parte agradeço o teu contributo.

Tozé Franco said...

Obrigado pela cahamdad e atenção dda data.
Um abraço.

ASN said...

Tozé e demais amigos:
Despresivelmente esqueci-me que também plantei um Jacarandá. Já tem uns bons 8 anos e tem sido um sobrevivente. Plantei-o no único sítio possível à volta de minha casa. Tem só sol nascente, até pouco mais do que ao meio-dia, tive que lhe abrir um furo num passeio (que afinal tinha como base uma camada de cimento que não consegui perfurar completamente, nem sei como é que ele se está a desenrascar, parece-me que já conseguiu rebentar um espaço para orientar as raízes à procura de mehor alimento), enfim uma aventura. É bem certo que eu também o tenho ajudado o mais que posso. Ainda há-de tornar-se numa árvore de referência aqui na minha rua. Se bem que, anos depois de o ter plantado, um vizinho, mais abaixo, numa travessa com o mesmo nome que a minha rua, mas pertencente a outra freguesia, também plantou um. Tem melhores condições de luz e terra e está muito bonito. O tempo dirá qual dos dois será o maior e mais belo... Aquelas flores azul lilás são realmente encantadoras.
-
ANA SOFIA
Força com os pinheiros. Nessa zona há muitos mas nunca serão demais.
Um beijinho repenicado.
António
-
ZÉ LÉRIAS
Malditas estradas (auto-estradas) que tudo levam à frente, em nome do progresso. Afinal queremos progredir até onde? Até quando?
Dilema insanável?!...

Anonymous said...

Aqui a amiga Intemporal já fez a sua parte. Plantei 6 pinheiros bem situados á beira mar da costa Algarvia.

ASN said...

É bem verdade. Se todos nós nos preocupássemos com as árvores da nossa rua, da nossa aldeia, vila e cidade e até nos nossos próprios jardins e quintais, de certo que o objectivo do bilião de árvores plantadas no mundo seria largamente suplantado.
E porque não?!...

al cardoso said...

Em Portugal que tanto gostam de copiar os paises estrangeiros, deveriam copiar o culto da arvore, deste pais onde resido!

Ja lhe respondi a sua pergunta, passe por la.

Voltarei com mais tempo noutra altura para comentar os outros "posts".

Um abraco serrano.

Flor said...

Coincidência ou não criei uma comunidade no orkut "Os plantadores de árvores" e saímos eu e meu marido num domingo a tarde plantando árvores, não no nosso quintal, ´visto que não temos espaço, mas numa pracinha perto de casa. Uma delas está lá, começando a crescer, a outra, um jatobá que estava lindo, porém ainda frágil foi quebrado por sei lá quem, durante uma noite...
Depois da segunda quebra, retiramos de lá e trouxemos para se recuperar aqui em casa...de novo em um vaso.
Penso que muitos deveriam plantar mais árvores, e outros tantos, respeitar as já plantadas...


aqui também em minha cidade estão plantando árvores para reconstituir as matas ciliares, que também era um projeto meu que pretendo ainda levar adiante com meus alunos.
Abraços!

Gabriel 'Boaz' Canhoto said...

Shalom, agradeço que tenha colocado o link para o meu blog (o Clara Mente) no seu blog. Só não entendo porque o colocou no 'Grupo das Beiras'... é que eu, apesar de viv er em Jerusalém, sou da Batalha (mais exactamente da Golpilheira)... E pelo que percebi do seu blog, você é da Barreira, ou seja, somos vizinhos!
Se quiser mais informação sobre o Médio Oriente, em português, vá à minha página pessoal: http://gabrielcanhoto.no.sapo.pt (ao link 'História do Médio Oriente')
Tudo de bom, Gabriel 'Boaz' Canhoto

ASN said...

Caro amigo Gabriel
Ena que grande bronca!
Como é que eu me despistei desta maneira?
Vou já remediar a situação. Espero sinceramente virmos a estabelecer laços de comunicação o mais fortes possível no futuro.
Estou a pensar numa tertúlia de bloguistas com determinadas afinidades...
Um grande abraço.
António

ASN said...

Flor, minha amiga.
Apreciei deveras o teu comentário. Afinal há mais pessoas do que à priori se pode pensar, por esse mundo fora, a preocuparem-se com as árvores, a fomantarem a sua plantação maciva a ver se ainda vamos a tempo de ajudar a Natureza a recompor este mundo de gananciosos, que só pensam no dinheiro, no seu próprio bem-estar material, sem qualquer espírito de solidariedade, como se vivessem sozinhos e fossem os donos do planeta, quiçá do Universo.
PLANTEMOS ÁRVORES.
Bj
António