Thursday, October 05, 2006

JOSÉ MARIA de ALMEIDA - O Homem e o Artista

O ELOS CLUBE de LEIRIA, as Associações Culturais e Recreativas de Cunha Alta e a Câmara Municipal de Mangualde, levaram a efeito, no dia 4 do corrente mês, no Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, uma Sessão de Honra, no Centenário do nascimento de José Maria de Almeida.
Bem se pode dizer que a alma desta iniciativa foi o Presidente da Direcção do Elos de Leiria e Director da Casa-Museu Maria da Fontinha, Dr.
Arménio Vasconcelos, superiormente coadjuvado pelo Vice-Presidente do mesmo ELOS CLUBE, Adélio Amaro e com a participação activa de vários outros membros deste clube. É de toda a justiça realçar a íntima e interessada participação de outras entidades, nomeadamente as ligadas à comunidade da terra de nascimento do ilustre pintor homenageado.
Dado que já muito se encontra publicado acerca da vida e obra de
José Maria de Almeida e na expectativa de uma grande reportagem deste acontecimento, quer na imprensa de Mangualde quer no Correio de Leiria, não me irei alongar na descrição pormenorizada do que me foi dado assistir pessoalmente na qualidade de membro do já dito Elos Clube de Leiria.
A seguir deixo aqui patente uma pequena mostra das muitas fotografias que recolhi na oportunidade, algumas já hoje, dia 5 de Outubro.

Esta placa toponímica foi descerrada, imediatamente antes da sessão de honra na Biblioteca Dr. Guilherme Alves, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, da filha do Pintor homenageado, Ana Rita, do Presidente do Elos Clube de Leiria, outras individualidades e muitas mais testemunhas do acto.

Autoridades e Convidados que compunham a Mesa da Sessão, no momento em que se cantava o Hino Nacional da República Portuguesa imediatamente a seguir a se ter escutado com emoção o Hino Nacional do Brasil. Pode observar-se, no lado direito da foto, o busto do homenageado junto ao qual se encontra o seu autor e grande amigo do Pintor, o escultor brasileiro Gilberto Mandarino.

(continua em próximo post)

4 comments:

Kalinka said...

OLÁ ANTÓNIO

venho retribuir a sua agradável visita. Fiquei muito Feliz pela surpresa.
Voltei a passar os olhos pelo seu «dispersamente» e me deliciei com o que li. Parabéns.
Volte sempre que quiser.
Será muito bem vindo.
Abraço com carinho.

Arte por um Canudo 2 said...

O seu a seu dono. Uma homenagem merecida.Um abraço

ACRS said...

Não conheço o Sr. mas teria todo o prazer e gosto de o conhecer pessoalmente, mas nem tudo o que está a dizer no seu post está correcto e aqui de seguida lhe conto, o que de facto se passou, para que as pessoas fiquem esclarecidas. Existe uma associação que estava a trabalhar no evento à um ano tendo sido contactado o Prof. José Maria Carneiro,inicialmente por email e em Abril pessoalmente,data em que se definiu o programa a realizar.A CM Mangualde foi contactada no sentido de apoio ( logistico e monetário), que por parte deles foi prometido. No entanto esse apoio foi nulo, ainda existiu foi escárnio e gozo para com as pessoas. Aparece o Dr.Arménio Vasconcelos, que merece toda a colaboração por parte da autarquia. Não digo que não o mereça mas não deveriam esquecer quem já tinha um trabalho elaborado de raiz, do qual não abdicamos.Isso não é gozar com pessoas que perderam dias e noites?
Não estou a exagerar, porque é a verdade, ou como pensa que reuniram 40 obras do pintor que estiveram expostas na sede provisória da ACRS Cunha Alta, no dia 05 de Outubro, mais propriamente no edificio da Junta de Freguesia, foi muito trabalho feito durante noites para divulgação do evento, também trabalho feito para que no dia tudo estivesse em pleno, e ao fim ouvisse os comentários do Dr. Arménio Vasconcelos e acompanhantes presentes na cerimónia do dia 04, "...excederam as minhas expectativas em tudo...", "...estão de parabéns, está magnifico...", "...esta é uma exposição com lugar em qualquer cidade do país...". Sabe bem ouvir isto, ouvir dizer também da parte dos pintores que etiveram presentes no encontro realizado à um mês atrás englobado na comemoração e onde o Dr. Arménio esteve presente fazendo parte do júri, "...quando fazem o próximo? Estivemos cá 21, da próxima temos de ser mais, foi maravilhoso...", estas são as verdades que custa ouvir, quando são negados apoios a estas gentes que fazem tudo por carolice, e depois tem estas grandes recompensas no final, sem apoios camarários, imaginem se os tivessemos!?!?!? Nestes dois eventos não houve presença do executivo ou representantes da CM Mangualde, assim como a divulgação que tinha sido prometida pelo pelo pelouro da cultura acabou por ser quase nula. A nível dos média locais, foram os eventos divulgados na Rádio Voz de Mangualde e Renascimento muito timidamente neste ultimo, mas se quiser saber as dificuldades com que nos debatemos no nosso dia a dia para a promoção da cultura, terei muito gosto em lhe facultar os pormenores.
Mais uma situação, a Dona Ana Rita não veio propositadamente para a cerimónia realizada em Mangualde, pois nesse mesmo dia 04 pelas 19 horas foi descerrada uma placa na casa onde nasceu e viveu na Cunha Alta. Foi uma cerimónia muito simples mas emotiva, carregada de simbolismo para muita gente que lidou com ele em vida propriamente a irmã e demais familia. Mais uma vez se verificou a total ausencia da CM Mangualde e da outra associação que se diz cultural, mas desconsiderou este acto.

asn said...

Caro(a) correspondente,
Muito lhe agradeço este comentário e pode crer que só pretendo deixar aqui neste sítio, simples notas de reportagem, reflexões, algumas observações que só a mim devem ser imputadas, pela positiva ou pela negativa.
Quero, desde já frisar um ponto muito importante: fiz parte pate do grupo do Elos Clube de Leiria, na participação das comemorações do I Aniversário do Nscimento de José Maria de Almeida, pintor nascido no lugar de Cunha Alta, que fiquei a conhecer, muito menos de que gostaria. Deu-se a coincidência de que eu e dois filhos meus, termos casado (é claro em épocas bem diferentes) precisamente no dia 5 de Outubro. Daí, eu e minha mulher Zaida, teros sido forçados a regressar a Leiria, por volta do meio-dia. Daqui resultou uma falha da minha parte, que foi não ter visitado a vossa Associação, o que muito lastimo.
Assim sendo, agradecia-lhe o especial favor, se tiver interesse, de me facultar as fotografias e/ou documentos/brochuras que possam ter sido editadas a respeito deste tão especial acontecimento. Sabe, sou de Viseu, mas já estou em Leiria há 40 anos...
Desde que regressámos de Mangualde temos andado numa roda-viva eu e minha mulher Zaida, razão por que ainda não tive mais contactos com os meus companheiros do Elos Clube.
Tenciono completar o post com o máximo de informação possível.
José Maria de Almeida bem o merece. E a verdade dos factos também o justifica.
Muito obrigado.
António Almeida S Nunes