Tuesday, September 19, 2006

Uma FAIA em Leiria

ACTUALIZAÇÃO em 21 de SETEMBRO de 2006:
Esta árvore não é uma Faia. A Faia é a que está na foto do link a que se faz referência no post acima: AS FAIAS. Da confusão eventualmente gerada, o autor deste blog apresenta as suas desculpas.
-
Esta árvore é uma Liquidâmbar.
-
Família: Hamamelidaceae
Nome vulgar: Liquidâmbar, árvore do âmbar.
Lugar de origem: Sul dos EE.UU, México e Guatemala.
Etimología: Liquidâmbar provém de liquidus =líquido y âmbar =âmbar, em alusão à resina aromática que se obtém da sua casca
.
---
De qualquer modo a seguir se mantém o texto original. Incorrecto quanto ao nome da árvore mas perfeitamente adaptado às caracterísicas e beleza da árvore. Muito usada, aliás, em jardins.
-
Com um caixote do lixo mesmo ao pé, aqui temos uma FAIA, ela própria. Esta vista é do caminho/passeio calcetado, ao lado do Rio Lis (margem esquerda) mesmo no centro da cidade de Leiria. Do lado esquerdo, as obras ditas de requalificação do Jardim Luís de Camões e demais no âmbito do Programa Polis, trazem a cidade num reboliço. Particularmente a zona do Rossio (daquilo que foi o antigo Rossio...).
Finalmente, identifiquei uma faia (erro) em Leiria. A verdade é que já tinha dado pela presença desta árvore e até já lhe tinha tirado, por várias vezes, fotografias nas várias épocas do ano. De facto, os vários tons com que a Faia nos presenteia, desde a Primavera até ao Outono e mesmo no Inverno, assumem uma beleza digna de ser apreciada. Simplesmente, nunca me tinha debruçado sobre qual seria o nome daquela beleza de árvore. Esta, a da foto, tirada hoje, não tem grande envergadura nem tem sido das árvores públicas, de Leiria, mais bem cuidadas, pelo contrário. Tem, inclusivamente, pelo menos um aplique de ferro aparafusado no seu tronco, pesumivelmente para ser utilizado como suporte de alguma espia ou fio eléctrico aquando da instalação das barraquinhas dos festivais gastronómicos que se têm ali realizado nos últimos anos.
Só espero que lhe seja dada a devida atenção, agora que se está a renovar toda aquela zona do centro histórico de Leiria.
Posted by Picasa

2 comments:

al cardoso said...

Linda Faia, que ficara ainda mais linda, assim que o Outono avance mais.

Um abraco serrano.

asn said...

olá al cardoso
Aos leitores em geral deste blog

Sem dúvida que a árvore que refiro no post é bonita, muito bonita mesmo, pelas várias tobalidades que assume ao longo do ano.
Lamentavelmente, eu confundi-a com a
árvore que se vê, na foto, imediatamente atrás. Essa, sim, é que é uma FAIA.
Em nome da qualidade da informação que nós, os bloguistas, colocamos na Net, aqui fica a ressalva.
Entretanto, também vou fazer um novo post a publicar um artigo pormenorizado sobre a FAIA.
Já que me meti nesta encrenca, ou antes, já que a curiosidade em aprender a distinguir algumas árvores dos nossos jardins (pelo menos...)me levou a este ponto, faço questão em escrever algo de cientificamente correcto para rectificar as informações e divagações que tenho andado a publicar ultimamente.
Um abraço e as minhas desculpas...a todos.
António