Thursday, September 14, 2006

ATLAS das ÁRVORES de LEIRIA...e de outros lugares!

Fiz um telefonema para a Câmara Municipal de Leiria e pedi para falar com alguém do departamento que pudesse estar ligado à edição do "Atlas das Árvores de Leiria". A reacção inicial foi quase de estupefacção quando falei nesta "coisa" esquisita. Depois de alguma insistência da minha parte, que havia sim senhor, aquele Atlas, que até se fazia referência ao dito na Internet, etc e tal e de me terem respondido para ir à Biblioteca Pública, que lá é que se encontram os livros (então e do lado de cá da linha estava um pacóvio?!... assim sem mais nem menos rotulado?) lá me passaram para o Departamento do Ambiente. Fui simpaticamente recebido e, afinal, até havia a possibilidade de me facultarem um CD com esse tão procurado Atlas. Já o tenho de minha posse e já dei uma vista de olhos. Parece-me conter informação muito interessante mas algo desactualizada.
De qualquer modo já terei material mais disponível para identificar as árvores da cidade de Leiria.
Só um reparo a quem de direito: Quem consultar a Net à procura deste Atlas, depara-se com respostas deste género: "Consulta reservada", não disponível, o site não abre, o site abre mas não funcionam os links para o Atlas das árvores de Leiria. Mesmo no site da própria Câmara não há nenhum link para obter informações sobre este assunto. Lamentável, tanto mais que esta informação é de incontestável interesse público.
É que gosto mesmo de árvores. E de arbustos. E de jardins. De passear, devagar, com calma, a cheirar os seus aromas e olhar as suas figuras, os tons com que se nos apresentam, variados, com mais ou menos luz, mais ou menos juventude, e até com mais ou menos sons envolventes ou neles residentes.
E que dizer das fotografias que nos proporcionam?...E das pinturas?

5 comments:

asn said...

NOTA DO AUTOR:

Disponibilizam-se informações complementares ao conteúdo deste post.
António

al cardoso said...

Tambem eu adoro a cobertura vegetal das cidades, pena que ultimamente com certas requalificacoes na minha area, deixam os centros historicos sem verde algum.

Tozé Franco said...

já nada me admira tratando-se de serviços públicos e até de alguns privados.
Deixe-me contar-lhe uma história passada com uma operador móvel.
Queriam uma fotocópia de uma factura para comprovarem a minha morada a fim de registar um telemóvel. Quando lhes disse que já er acliente e recebia mensalmente, dessa operadora, a factura, em casa, dos telemóveis que já possuia e que a pagava por transferência bancária, disserem-me que podia mandar uma fotocópia da factura que eles próprios me enviavam, para comprovar a minha morada, perante a operadora móvel!!!!
Palavras para quê?

manuel neves said...

Viva!
Vai ver, quando o choque tecnológico estiver completo, tudo será diferente.O meu amigo está a acabar de marcar o número de telefone, e do outro lado (do lado do serviço público) já lhe estão a dizer: - Muito bom dia, caro munícipe!Pretende informações acerca do atlas das árvores de Leiria, não é verdade?! Pois isto e mais aquilo, e teremos todo o prazer em lhe enviar para casa ou escritório como preferir a versão DVD com actualização pela internet e aproveitamos para o informar que iremos brevemente poder observar o Atlas de modo online via satélite, de modo que até vai observar os passarinhos e ouvir os seus cantos nas copas das árvores. Um grande bem haja e disponha sempre.

Perdão... acordei! O que sonhei eu?!

Um Abraço

asn said...

Estes dois últimos dois dias têm sido estafantes para mim...razão principal porque não tenho comparecido neste nosso ponto de encontro.
Aliás, até coloquei uma nota na área dos comentários do post anterior, que muito bem poderia ter sido colocada aqui. Bem sabemos que o objecto das maiores atenções para um blog é o último post.
As notas/comentários dos meus amigos são excelentes o que demonstra o extraordinário interesse deste diálogo construtivo que se consegue promover através desta faculdade dos blogues.
Muito obrigado e um grande abraço.
António