Friday, September 22, 2006

A Vida em Outono...

Tons e sons à época do ano a condizer,

Verde e flores silvestres na Primavera,
Às vezes o milheiral ou o batatal
Vicejantes à conta da água aspergida,
Regas no Verão, a terra entontecida.

Amarelos, castanhos, rudes pinceladas
Rodopios outonais, varrendo no quintal.
Branco imaculado, manhãs geladas.
O marulhar nas folhas do pinhal.

Corvos, gaios e gralhas voam no alto
Riscos entre o pinhal e o eucaliptal.

Fragrâncias, sons, memória fremente,
Murmúrios em visões,
Desvanecidas em recordações,
Retidas no meu olhar o presente.

Por quanto tempo mais?
O eucaliptal a Norte há dias derrubado?!...
Os prédios a surgirem de todo o lado.
Por quanto tempo mais?...

António S Nunes

...

Estava o autor a coligir notas cobre a freguesia da Barreira, em 2003/4. Daí a referência expressa ao eucaliptal, que tinha sido efectivamente derrubado na altura. ...

NOTA em 26/9/2006: Seguia-se um texto justifcativo do contexto em que este poema foi escrito. Inexplicavelmente, a partir de parte do poema, o texto que surgiu, a partir do 2º dia, foi adulterado, surgindo em seu lugar um excerto dum texto em Inglês alusivo a uma marca internacional de material electrónico...Que se terá passado? Algum ataque de hacker´s? Alguns bits transviados? Uma alteração momentânea na orientação magnética do planeta Terra? Ou algum "spitfire"?!...

... Imaginem o que seria se se tratasse dum blog dum personagem mediático, dos jornais, das televisões, da política...Era logo, aqui d´El Rey que andam hacker´s a querer calar-me, etc e tal.

...Mas tenho pena porque já não sou capaz de repetir o texo... e já não teria piada nenhuma se o recompusesse com aquilo de que me lembro ter escrito. Falava eu em eucaliptos e de como gosto do cheirinho do

...

Ena, parece que até consegui recapitular o que tinha escrito!...

Façam favor de ser felizes!...


4 comments:

al cardoso said...

Quanto ao eucaplical derrubado estou de acordo, ja o mesmo nao posso dizer aos predios a nascer em todo o lado.

Belo poema!

Bom fim de semana.

Santa said...

Eucaliptos! Cheiro da minha infância...Impossível não lembrar.
Bjs

Santa said...

Minha coluna de hoje Arte Incomum saiu com um atraso brutal. Não sei ainda o que aconteceu. Mas nao poderia deixar de avisá-lo.
Beijinhos

http://blog-miolo-de-pote.blogspot.com/

manuel neves said...

Viva!

Lindas pinceladas no Outono da nossa imaginação.
Parabéns e obrigado pelo momento poético.

um Abraço