Tuesday, September 26, 2006

A fome faz sair o lobo do mato



Não há duas sem três. Há dias, num rasgo de inspiração fiz um textozito com provérbios que o António aproveitou para postar no seu “dispersamente”. Na onda, fiz outro que postei no meu “gatimanhos”.
O mal é começar e cá estou eu pela terceira vez!
Se bem que me arrisque; é velho o ditado – à primeira tem graça, à segunda chalaça e à terceira desgraça. Mas também é velho aquele que diz livra-te do homem que não fala e de cão que não ladra! E eu calada não fico, porque quem cala consente.
E isto tudo a propósito do despropósito que tem sido nos últimos dias com o receber de notas e mais notas de dívidas a instituições do Estado – dívidas que não existem!
Uma desgraça! E o meu medo é que uma desgraça nunca vem só!
Começa a ser-me difícil perceber o mal da nossa Terrinha! Será que, para apanharmos os “outros” se vai pondo o carro à frente dos bois? Será que, seguindo a voz do povo (porque voz do povo é voz de Deus) se vá pensando que para grandes males, grandes remédios? Pois, mas é tarde para economia, quando a bolsa está vazia…Ou será que a fome faz sair o lobo do mato?
Também, lá diz o ditado, quem não deve não teme…e com direito por teu lado nunca receies dar brado
Assim deveria ser…mas sempre me disseram para não falar ao mestre do que ele ensina mal! Mas como a falar é que a gente se entende lá andamos nós, numa roda-viva, papéis na mão, de porta em porta, pergunta aqui, pergunta acolá, porque perguntar não ofende e quem pergunta quer saber.
O problema é que a ignorância e o vento são do maior atrevimento! E pena é que em plena República haja tanta gente com o Rei na barriga!
Mas pronto, o melhor é com calma procurarmos ser os primeiros a ouvir e os últimos a falar! E termos esperança que não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe!
E vou mas é calar-me. Não é por grandes orelhas que o burro vai à feira

Zaida

5 comments:

Chanesco said...

Um bonito malabarismo com ditados a fazer lembrar os trava-línguas e lenga-lengas de outros tempos.

Gostei do ditado que diz:
"livra-te do homem que morde pela calada e do cão que não fala mas morde"

Cumprimentos

al cardoso said...

"Para bom entendedor meia palavra basta"

Parabens pelo bem conseguido texto.

Um abraco serrano.

Tozé Franco said...

Grande texto.
Parabéns.

Isadora Lis said...

ASN,
seu blog é muito interessante. Seus textos são GENIAIS!!! Continuarei visitando-o para ler seus textos.

Abraços fraternos,
Isadora Lis.

asn said...

Muito obrigado pelas vossas palavras estimulantes, caros amigos, sem esquecer a isadora lis.
Lis, por coincidência, até é nome do Rio que passa aqui em Leiria. Muito bonito, bordejado por choupos, plátanos e chorões vistosos. Só é pena é que no Verão leva pouca água e como a população está sempre a aumentar...
Há que ter em consideração um aspecto muito importante: vou passar a ter a colaboração mais activa da minha "cara-metade", a Zaida, a avó Zaida, o que, como podem confirmar, vai dar outro vigor a este Blog. Não tenho dúvidas nenhumas.
(Também podem espreitar o http://gatimanhos.blogspot.com mas cuidado com alguns gatos, que podem arranhar...Nã...desde que se lide com os gatos com amor e carinho são uma doçura).
Um grande abraço.
António