Tuesday, July 18, 2006

FUNDAÇÃO GULBENKIAN - Obrigado!

A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada em 18 de Julho de 1956 pelo que se comemora hoje o seu cinquentenário.
Ao longo destes 50 anos de actividade em Portugal e noutros países, as suas actividades repartem-se por quatro áreas-chave de actuação:

Arte (belas artes e música)
Beneficência (saúde e desenvolvimento humano)
Ciência (investigação e divulgação)
Educação (apoio e desenvolvimento educativo)
---
Pessoalmente, estou para sempre grato à Gulbenkian, por dois motivos fundamentais:
1- Foi através da utilização regular de uma das suas Bibliotecas Itinerantes, que estacionava de 15 em 15 dias, no Adro da Igreja de Abravezes em Viseu, que me iniciei no hábito da leitura intensiva. Chegava a requisitar para esses 15 dias, 4 e 5 livros. Estávamos por volta dos anos de 1959/61.
2- Recebi, durante dois anos, já no Porto, uma Bolsa de Estudo destinada a estudantes de fracos recursos materiais e com boas notas.
---
Aqui deixo os meus votos de prosperidade e dos maiores êxitos na gestão dos seus recursos e das suas actividades...

2 comments:

Tozé Franco said...

Ainda bem que existem instituições com esta. Se estivéssemos à espera do Estado, bem que podíamos esperar sentados.
Um abraço.

asn said...

Sem dúvida, amigo Tozé.
Se ainda hoje não é fácil obter-se o apoio público para estudar, mesm quado se prova por A mais B que seria um bm investimento público de retorno praticamete assegurado!...
Não estou ao corrente de como funciona a atribuição de bolsas de estudo a estudantes, mas posso garantir que no tempo a que eu fiz referência, elas eram muito bem entregues, pelo que me lembro das condições em que a Gulbenkian as concedia.
Claro, ficarei eternamente grato por aquilo que esta Excelente Fundação fez na altura e pelo que cntinua a fazer em prol da Cultura e da Educação em Portugal.