Saturday, May 06, 2006

RADIOAMADOR ANOS 90 - Valeu a pena!






Verso do cartão de QSL de WT9Y, radioamadora Norte-Americana. Como já tive ocasião de refeir, este tipo de cartão, tem a finalidade de comprovar por escrito o contacto que os radioamadores fazem entre si, via éter. De notar que estes cartões eram muito usados até ao advento da Internet, se bem que ainda se usem na actualidade. Agora, em quantidades reduzidíssimas, com é óbvio. No entanto, o romantismo ainda não acabou, apesar da evolução assustadora dos meios de comunicação desta era digital e diabólica que vivemos.
Dados fundamentais dum cartão de QSL:
Indicativos dos radioamadores, o que enviava e o que recebia, frequência utilizada, sinal de recepção, modalidade de transmissão, algumas vezes o tempo que fazia (WX), etc. e notas diversas de saudação. Tudo isto em Inglês, normamente. Quantos de nós não ficámos a falar razoavelmente o Inglês à conta dos muitos QSO que fazíamos!
Neste QSO (contacto via rádio) eu usei o indicativo especial CS5C, já que o meu indicativo oficial era/é CT1CIR. A autoridade das comunicações, actualmente a ANACOM, dáva-nos auorizações, caso a caso, para usar estes indicaivos. Normalmente, em casos de concursos internacionais ou por eventos especiais, incluindo expedições a ilhas, algumas que não eram mais que ilhotas perdidas algures num dos oceanos deste planeta.
---
asn

1 comment:

asn said...

Alô, alô

Há um post no http://blogdosradioamadores.blogspot.com na sequência dum comentário lá colocado a respeito deste post, este mesmo, que o referenciei/linkei naquele blog.
Houve uma senhora luso-italiana, que, por acaso também é radioamadora, que comentou com a vivacidade que eu merecia, dado o desencanto que eu deixei transparecer (não é bem desencanto!...é...o efeito dos anos a passarem e começar a ficar algo preso às recordações boas do passado!?...).
Deve ser isso!
http://www.blogger.com/profile/6344409