Tuesday, May 09, 2006

DIA da EUROPA - Comemora-se hoje

Esta é a bandeira da Europa, símbolo não só da União Europeia, mas também da unidade e da identidade da Europa em sentido mais lato. O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa.
O número de estrelas não tem nada a ver com o número de Estados-Membros. As estrelas são doze porque tradicionalmente este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade. Assim, a bandeira mantém-se inalterada, independentemente dos alargamentos da UE.
___
Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro ), identifica a identidade política da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.
(Imagens e texto extraídos do site de "O portal da União Europeia)
---
asn

1 comment:

Carlos Ponte said...

Olá António
Acabo de escrever algo sobre a Europa mas reconheço que o seu é mais didáctico. Consigo entrever nas suas palavras uma certa admiração por esta ideia de Europa. Se assim é, já somos dois. Tenho meuito orgulho em pertencer a uma comunidade de 25 países que tentam esquecer os anseios individuais pelo bem estar colectivo.
Um abraço e já agora
à nossa! (com o Dão)