Tuesday, April 11, 2006

D. Sancho I e Leiria


A Rua D. Sancho I, em Leiria, quem segue na direcção do Largo da Sé, cujo adro se vislumbra ao nível do muro do lado direito. Logo a seguir olhando para o alto do morro sobranceiro à Sé, divisa-se a silhueta do Castelo de Leiria.
Talvez que o Prof. Dr. Saul Gomes, catedrático da Universidade de Coimbra venha a ler esta referência, ligeira, acerca do rei português D. Sancho I, que muito tem a ver com Leiria. As primeiras cortes em Portugal realizaram-se precisamente na localidade de Cortes, deste Concelho. Recentemente teve lugar nesta cidade um seminário comemorativo deste evento no qual teve participação activa e preponderante o prof. catedrático referido, que faz o favor de ser meu amigo, tendo inclusivé escrito o Posfácio dum livro, Ensaio monográfico e histórico que eu escrevi sobre a freguesia da Barreira, também deste concelho, a que dei o título "Caminhos Entrelaçados - na freguesia da Barreira" - Ed. da Junta de freguesia - Editora Folheto2005.
De quaquer modo vou envidar esforços no sentido de sensibilizar o Professor a escrever precisamente para este blog sobre o tema em epígrafe. A ideia de me referir concretamente à questão das Cortes e das cortes de D. Sancho I tem muito a ver com o que, uns posts antecedentes a este, escrevi, em jeito de reportagem, sobre Leiria, no Domingo passado, sob o meu olhar espaventado pelo tempo atmosférico e pelo meu psico do momento.
Já que na altura me referi a D. Sancho I, hoje aproveitei para vos deixar aqui esta fotografia ilustrativa da ligação deste Rei a Leiria.

No comments: